segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ruas de Olinda tomadas pelo frevo

Prévias carnavalescas esquetam as ladeiras da cidade e contagiam foliões.

Kele Gualberto
Folha de Pernambuco
Grande Recife


As ladeiras do Sítio Histórico de Olinda se tornam ainda mais estreitas com a passagem das troças e blocos, que animam foliões de todas as idades e de várias regiões do País. Ontem, as prévias carnavalescas deram uma mostra do quão aquecida será a festa de Momo este ano. Além da mistura de cores, os ritmos variados, como frevo, caboclinho, maracatu e samba, contagiam quem estar na folia.

Quem abriu a tarde de ontem foi a prévia de uma das troças mais antigas - a Pitombeira dos Quatro Cantos, fundada em 1974. A troça aqueceu os tamborins e concentrou uma grande multidão em frente à igreja de São Pedro, seguindo para o bairro de Guadalupe. O público foi ao delírio com o frevo e com as passistas. De acordo com um dos diretores da Pitombeira, Jurandir Silva Filho, neste ano, a troça sairá oficialmente no dia 23 de fevereiro. O local ainda não está definido, pois aguarda o anúncio de onde será a instalação do passódromo pela Prefeitura de Olinda.

“Estamos com boas expectativas para este Carnaval. Tudo está organizado e tranquilo. A cidade está cheia de turistas”, disse o diretor. A cabeleireira Tânia Ferreira da Silva e o marido Vlademir da Silva Costa foram conferir a festa de perto. “Sempre brincamos as prévias do Carnaval. Estamos gostando de tudo até agora. Como vimos que está tranquilo, trouxemos nossa filha”, disse Tânia.

Já o estudante Edione Barbosa se mostrou surpreso com a folia. “Essa é a minha primeira vez aqui, em Olinda. Alguns amigos tinham me contando que era boa a festa, mas não tinha noção que era assim. Estou gostando muito”, disse. Em frente à Prefeitura de Olinda, foi a vez das meninas do grupo Conxitas, que, com suas batucadas, arrastaram foliões pelas ladeiras. Os principais pontos de concentração de pessoas são as ruas de São Bento, Treze de Maio, 7 de Setembro, na frente da Igreja de São Pedro, na Ribeira, Quatro Cantos, Bonfim e Henrique Dias. Quem quiser brincar com mais tranquilidade, a dica é ir de táxi.

Veja a matéria aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário